terça-feira, 11 de agosto de 2009

DIA DO ESTUDANTE - 11 de AGOSTO

ORIGEM

"No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

De lá pra cá, a educação no país acompanhou seu desenvolvimento e cresceu sensivelmente. No entanto, este aspecto social ainda está longe de ser satisfatório. Além da necessidade de melhoria da qualidade do ensino, há a necessidade de combater a repetência e a evasão escolar. Embora estes indicativos tenham caído nos últimos anos, ainda estão presentes na realidade social Brasileira.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2001, indicam do 35.370 alunos matriculados no ensino fundamental em 2000, apenas 2.647 concluíram esta fase. Apesar desta situação, os estudantes brasileiros têm o que comemorar. Segundo o IBGE, há indicativos que mostram que, mesmo que a educação no país esteja longe de ser satisfatória, há indicativos de que o sistema educacional no Brasil está melhorando, como: - aumento da taxa de alfabetização- crescimento do índice de alunos que se matriculam nas escolas e faculdades;- aumento do número de alunos que completam o curso nos níveis fundamental, médio e superior;- criação de mais escolas de ensino fundamental, médio e superior;- queda nos índices de evasão escolar;- menor índice de repetência.

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